Como escolher paleta de cores para o seu croche

Como escolher paleta de cores para o seu crochê

Olá, crocheteiras e crocheteiros, já colocaram a agulha na mão hoje?  

Viemos conversar sobre um assunto essencial: paleta de cores para crochê!   

Essa é uma tarefa que sempre gera dúvidas e por isso vamos explicar um pouco sobre como funciona a paleta de cores para crochê e como você pode aplicar nas suas criações esses conceitos.   

Para começar, é necessário entender um pouco do círculo cromático, afinal, é ele que vai te ajudar a escolher qual combinação de cores ficará melhor para sua peça.

Como você pode ver na imagem ao lado, o círculo é formado por 12 cores.

Nele, vemos as cores primárias (azul, amarelo e vermelho) e as misturas que podem ser feitas a partir delas, que formam as cores secundárias e terciárias.   

 

circulo de cores

Teoria das cores

Uma forma legal de entender o que cada cor gera nos comportamentos humanos, e quais sentimentos e sensações estão associados a cada uma delas, é estudando a Teoria das cores, por exemplo, o azul remete a conforto e o amarelo a otimismo, e a escolha de cores vai depender da peça a ser criada e para quem é destinada.

Mas, isso seria papo para um outro post, então caso queira se aprofundar, pode entender um pouco mais sobre esse assunto clicando aqui.   

Enfim, o mais importante para a nossa paleta agora é entender quais são as formas de se combinar cores de maneira harmônica.   

Cores complementares 

Voltando ao nosso círculo, que tem esse formato justamente para facilitar o entendimento, é possível criar paletas de cores a partir de 3 formas básicas.

A primeira é combinando cores opostas no círculo, estas chamadas de cores complementares. Essa combinação é baseada no contraste e geralmente causa certa estranheza ao nosso olho, então quando buscar por algo mais ousado, dinâmico e energético aposte nessas combinações.  

Cores análogas

As cores que estão lado a lado formam as cores análogas, em geral, são usadas de 2 a 5 cores para a criação.    

Tríades

Por fim, para combinar três cores, basta criar um triângulo no nosso círculo cromático e obterá a tríade, que são cores equidistantes. Palavrinha difícil né?

Mas só quer dizer que elas têm a mesma distância entre si. E seguindo a mesma ideia das cores complementares, a sua combinação apresenta contraste entre as cores, mas por serem 3 há um grau de harmonia maior entre elas.   

circulo de cores
  • Existe um software da Adobe onde você pode criar as suas paletas, assim fica mais fácil na hora de comprar os fios para as suas peças. Chama Adobe Color, já favorita o link aí!  

E agora é com você!   

Lembre-se, não existe paleta de cores ideal para o seu crochê e sair do comum é algo que traz um diferencial para as suas criações. Então, permita-se! Seja ousada(o) nas combinações e compartilhe o seu resultado com a gente marcando o nosso Instagram, queremos ajudar nas suas criações.  E, para fazer arte precisamos de inspiração, não é mesmo? Então corre lá nas nossas redes sociais e dá uma olhada em exemplos para se inspirar.   Um beijo e #agulhasativar.   Até semana que vem!

Divulgue esse Artigo

2 comentários em “Como escolher paleta de cores para o seu crochê”

  1. Estou fazendo o curso da Semana do crochê. A Anne é uma professora fantástica mesmo para quem já sabe fazer peças com receita. Ela dá ótimas dicas!
    Obrigada Anne
    Sucesso sempre o vc.
    Um grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *