Amigurumi o que e e modelos para fazer

Amigurumi: o que é e modelos para fazer

O que é amigurumi? Se você já viu por aí bonecos fofinhos, artes inusitadas e bem criativas, você provavelmente sabe do que estamos falando! 

Afinal, essas são as principais características da técnica japonesa que virou febre aqui no Brasil! 

編みぐるみ

A palavra japonesa grafada acima é a junção de “ami” (malha/crochê) e “nuigurumi” (bicho de pelúcia). Ao pé da letra, significa “boneco feito em crochê” e, geralmente, é confeccionado a partir de formas geométricas.   

A prática nasceu no Japão e tem influência do crochê e do tricô que eram utilizados desde os samurais, que confeccionavam suas meias com os dedos.  

Com o desenvolvimento dos gráficos e valorização da cultura Kawaii (de forma resumida: ela busca deixar tudo bem fofo), surgiu o amigurumi. Sua popularização se deu na década de 80, com nada mais nada menos que a Hello Kitty! 

Daí em diante, a técnica se espalhou pelo mundo e possibilitou a criação de bonecos de todos os jeitos possíveis. 

A criação dos bichinhos é rápida e fácil, visto que se usam os mesmos pontos ao longo de toda a peça.  

Os amigurumis são uma boa opção de peças para venda, decoração e, em especial, para quartos de bebês e crianças. Além disso, é uma boa alternativa para presentear ou fazer lembrancinhas de aniversários e outros eventos como batizados, chás de panela e por aí vai. 

De crianças a adultos, o sucesso é certo!   

Como fazer amigurumi 

Para fabricar esses bonequinhos, você vai precisar de linha, agulha, enchimento (fibra siliconada ou lã) e olhos de plástico ou feltro (existem diversos modelos). Bordar os olhinhos também é uma opção e fica lindo!    

Para os iniciantes, recomendamos criações mais fáceis. Prefira começar com peças menores e com formatos simples, como cactos e flores, por exemplo. Deixe as bonecas para quando tiver um pouco mais de prática, porque fazer membros do corpo requer mais experiência.   

Para te inspirar, separamos mais algumas criações muito fofas:

1. Para os fãs de jogos, um amigurumi do Mario Bros:   

2. Um passarinho bem lindinho para decorar sua casa:  

3. Para começar nessa arte, a estrela é uma das peças mais fáceis:  

4. Ursinhos de amigurumi ficam perfeitos!

5. As criações combinam demais com quartos infantis:  

6. Enfim, você pode até criar os seus personagens favoritos! 

 E, falando nisso clicando aqui você confere tudo que fizemos de inspirações em ficção científica. 

6. Por fim, para quem já tem prática, aqui vai um desafio de criação:

As bonecas por si só já são desafiadores, como vimos acima, mas olha quantos detalhes têm essas bonequinhas! Gostou? O Amigurumi é realmente incrível e encanta qualquer pessoa. Se você já criou algum, manda uma foto aqui nos comentários pra gente ver também! E, se você quiser vender os seus Amigurumis, chegou a hora de montar a sua loja online! Assim, você vende seu bonequinho e seus clientes recebem no conforto de seus lares. Quer saber mais sobre esse assunto? Conheça nosso curso Divulgue e Venda Mais. Acompanhe nossas redes sociais para não perder nada: lá tem conteúdo exclusivo todo dia! Conecte-se com a gente pelo Instagram e Facebook. Até a próxima! Beijos e #agulhasativar!  

Divulgue esse Artigo

20 comentários em “Amigurumi: o que é e modelos para fazer”

  1. Fiz essas duas bonecas para duas garotas que são primas e uma delas detestava o cabelo encaracolado. Então pedi ao tio delas uma foto de cada uma e fiz o cabelo de acordo com o jeitinho que elas amarravam os cabelos. Os vestidinhos coloquei removíveis para que elas pudessem usar a vontade e até fazer outros.

  2. Ludmila Godeiro Targino

    Oi , eu já faco umas bonecas sim. Porem não tenho muita seguranca para criar sem receitas. Mas um dia chego lá. Fiz uma grega. A pedido da minha cunhada que é filósofa.

  3. Estão perfeitos. Adoro suas explicações. Pena que agora estou sem tempo para fazer o curso.
    Para outro momento tentarei pq minhas prioridades hj está na minha profissão. Sou arquiteta e meu momento está em fase de transição para a mudança de plataforma de AEC (BIM) e por isso estou focado nesse aprendizado. Agradeo e sempre que posso, assisto aos seus vídeos pela internet.
    Assim que td se ajustar, darei prioridade ao crochet e macrame. Adoro e me divirto mt. Por enquanto não estou pensando em comercializar, mas consumo próprio.

  4. Eliana Corrêa da Silva

    Ja faco algumas pecas em amigurumi e estou aprendendo a criar receita e a minha primeira receita é uma peca diferente de todas que ja foram criadas, pois a mesma eu nao vi em.lugar nenhum. Criei uma namoradeira.

    1. Escola de Artes Manuais

      Oie, tudo bem?
      Não temos curso específico para Amigurumis, teremos um módulo dentro do curso Design em Crochê!
      Novas vagas em Dezembro, fica ligadinha nas nossas redes sociais! ❤

  5. Gente vcs são maravilhosos ,eu sou apaixonada pelos amigurumi quero me especializar neles ,quero fazer o decorativo os grandes ,gostaria de mais informações

  6. Mirian Leandro da Silva

    Amo amigurumis ! mais não sei fazer , gostaria muito de aprender, pois tenho uma Associação de artesanato em crochê, bordado á mão entre outros!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *